Lucília Minssen: a maga das bibliotecas

Lucília Minssen nasceu em Cachoeira do Sul no dia 15 de maio de 1920. Filha de João e Fredolina Minssen,  realizou toda a sua formação básica na sua cidade natal. Em 1938, se formou professora primária pela então Escola Complementar de Cachoeira. Além de ensinar no município,  trabalhou também em instituições de Santo Ângelo, Cerro Chato (atual distrito da cidade de Herval) e Candelária.

Lucilia
Lucília Minssen. Foto: Blog Rogério Almeida

No que tange à vida acadêmica,  foi Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Sociologia e Política em São Paulo e graduou-se em Artes Biblioteconômicas pelo Winthrop College, do Estado da Carolina do Sul, Estados Unidos.  Na sequência, fez pós-graduação do mesmo curso pela George Peabody College, de Nashville,  Estado do Tennessee, também em território norte-americano , tornando-se a primeira mulher do Rio Grande do Sul a obter essa titulação . Essas conquistas aconteceram em 1951 e 1952, respectivamente.

Uma carreira dedicada aos livros

Entre 1954 e 1963,  atuou como Diretora da Biblioteca Pública Infantil Central, de Porto Alegre. O fato de uma mulher ter assumido essa função até então era inédito.  O mesmo  cargo foi ocupado na Biblioteca Pública do Estado. Durante o ano de 1955, Lucília se responsabilizou por elaborar bibliografias de Literatura Infantil para dezenas de bibliotecas escolares, bem como orientar suas organizações.  Essa segunda parte do trabalho se deu por meio de cursos intensivos aos professores encarregados dos referidos setores  em dezenas de municípios.

Ela também foi  Coordenadora de Bibliotecas Infantis do Departamento de Ciências e Cultura da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS).  Entre as atividades desempenhadas.  Ministrou a disciplina de Documentação no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  No Instituto Federal General Flores da Cunha, situado em Porto Alegre,  foi Bibliotecária e lecionou Noções de Bibliotecas Infantis e Escolares.

Ainda em Porto Alegre, Lucília passou pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 10° Região (CRB10),  sendo 1° e 2° vice-presidente no período compreendido entre o primeiro semestre de 1966 e  o segundo semestre de 1968. Integrou o  Conselho Consultivo da Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB). E, na mesma época,  foi escolhida representante em solo gaúcho da Biblioteca do Congresso,  localizada em Washington, Estados Unidos.

Seu falecimento aconteceu em 18 de novembro de 1968, na capital. O sepultamento foi realizado em Cachoeira do Sul.

Denominações patronímicas

Além de ter se formado na Escola Complementar de Cachoeira ( Atual Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura), Lucília Minssen organizou e dirigiu a Biblioteca do educandário por muitos anos.  Pela grandeza dos serviços prestados ao estabelecimento de ensino e expressivo zelo à literatura, em 1970, a bibliotecária passou a denominar o espaço que construiu e cuidou com tanto carinho.

Com igual intuito de homenagear e eternizar a memória de Lucília, a antiga Biblioteca Pública Infantil Central — hoje Biblioteca Infantil e Juvenil da Casa de Cultura Mário Quintana — foi rebatizado, ganhando o nome da sua primeira diretora.

Fontes: Blog Rogerio Almeida /  Ivan Duarte Tavares — Livro Retratos de uma história/ Museu Municipal de Cachoeira do Sul 

 

 

 

 

Um comentário

Deixe um comentário